Sabia que aquele micro antigo, sem uso, pode se transformar num ótimo servidor de arquivos para sua residência ou microempresa.

Hoje em dia é comum termos 2 ou mais computadores e notebooks em casa, no escritório, consultório e em seu home office. Aquele seu computador antigo, que fica encostado, muitas vezes juntando poeira, pode ser uma excelente alternativa para centralizar suas informações e até realizar backups.

Em um desktop com processador Atom 1.6 e 1024 MB de RAM já é possível criar o seu servidor e disponibilizá-lo em sua rede local. Não é necessário nem ter um monitor exclusivo para ele!
Este projeto de servidor de arquivos tem um alto desempenho e baixo custo, pois utilizo software livre, original, sem necessidade de pagamento de licença. Esta tecnologia chama-se NAS*

Exemplos de utilizações para o servidor de arquivos:

  • centralizar as informações com segurança - cada usuário ou grupo de usuários da rede tem sua pasta de arquivos protegida por senha;
  • central de backup - tenha o hábito de fazer o backup de seus dados regularmente;
  • central multimídia - disponibilize e compartilhe músicas e vídeos em sua rede local.

* NAS (Network Attached Storage ou Armazenamento de Rede Anexado) é um dispositivo que compartilha arquivos e pastas numa rede de forma centralizada.

Eu apoio

 powered by linux  powered by android  powered by firefox  powered by libreoffice