Diversas vezes me encontrei na posição nada invejável de salvar amigos / familiares / conhecidos ou outras pessoas desesperadas do Windows. Eu mesmo já tive problemas com partições NTFS quando precisei salvar filmes em FullHD em um HD externo para exibição em uma SmartTV.

Sistemas Windows geralmente toleram "paradas inesperadas" (falta de energia, desligamento do filtro de linha ou causados ​​pelos dedos da pequena pessoa residente) muito bem. Na verdade, muitas vezes os meios mais eficazes de correção de um problema qualquer do Windows é simplesmente reiniciar o sistema. No entanto, a partição do Windows irá indicar que ele precisa verificar a unidade de disco por erros consistência. Não fazê-lo depois de alguns reboots pode causar muitos problema no sistema de arquivos e esta situação só tende a piorar. Verificações do sistema de arquivos do Windows são notoriamente lentos e muitas vezes tem que ser efetuados várias vezes antes de limpar o sinalizador "sujo" no sistema de arquivos.

No Linux existe um utilitário chamado ntfsfix , que pode ser baixado para sistemas baseados em Debian (Ubuntu, Linux Mint) como segue:
sudo apt-get install ntfsfix

ou RPM baseado em sistemas Red Hat ou CentOS:
sudo yum install ntfsfix

O utilitário ntfsfix rapidamente corrige erros comuns e inconsistências na partição NTFS. Eu prefirto utilizar o utilitário passando alguns parâmetros. São eles:

  • -b: limpa setores defeituosos no disco (pode ser usado na clonagem de um disco antigo para um mais novo)
  • -d: limpar o sinalizador "sujo", sendo este o motivo mais comum onde o Linux não consegue montar uma partição NTFS do Windows, que geralmente acontece quando o Windows não desligado corretamente

O modo de utilização do utilitário não requer permissão de root. No terminal, basta digitar: ntfsfix -d /dev/sdX, onde X é a partição NTFS que você quer verificar.

O comando de verificação de disco, que começa antes do Windows, pode levar muitos minutos, podendo chegar a horas para simplesmente dar a volta a repor o flag "sujo" em uma unidade durante a inicialização enquanto o utilitário ntfsfix conclui esta atividade em cerca de três segundos.

Eu apoio

 powered by linux  powered by android  powered by firefox  powered by libreoffice