Estas são algumas regras básicas que julgo importante ao utilizar o e-mail pessoal ou  da empresa. São elas:
  • Não enviar mensagens com anexos em PPS, do tipo "Jesus te Ama", "Tenha um bom dia" , "Engraçado" e afins. Nem tudo que você acha legal é relevante para quem está recebendo o e-mail, principalmente se for no endereço de e-mail de trabalho.
  • Os campos "para", "cc" e "cco" são os destinatários. Todos os listados nesses campos receberão a mensagem, mas se não existissem diferenças entre eles não existiriam os três campos.
  • O uso do "para" é utilizado para as pessoas que serão diretamente afetadas com a mensagem, alguém que de fato fosse resolver as pendências listadas no e-mail.
  • No campo "cc" estariam aqueles que simplesmente precisam estar cientes das pendências e no campo "cco" aqueles que os listados em "para" e em "cc" não precisam saber que estão recebendo a mensagem.
  • O campo "cco" também deve ser usado no envio de alguma mensagem para grupos bem distintos, onde o destinatário não precisa saber quem mais recebeu a mensagem. Esta atitude evita que os endereços de seus contatos sejam usados em listas de envio de e-mail que eles não pediram para participar.
  • No campo Assunto devemos colocar algo relevante com a mensagem que desejamos enviar. Algo que você possa expressar com uma frase curta. Também nada de colocar palavras em maísculas. Isto detona que você está gritando e quer atenção. Nada pior que ver um e-mail com o assunto "URGENTE!!!!". Este é o primeiro a ir para a lixeira ou para a caixa de SPAM.
  • Correntes. Não repasse mensagens do tipo "corrente"de e-mail para os seus contatos. Aquela mensagem que diz que "se você não repassar esta mensagem em 15 minutos para todos os seus amigos lhe trará azar eternamente" ou ainda, que existe uma garotinha de 05 anos que está com uma doença rara e para cada e-mail que você repassar com esta mensagem, o AOL, Google e Yahoo irão depositar US$0,57 para ajudar o no tratamento" também é mentira.
A prática de SPAM não só é indesejada, como serve apenas para congestionar os servidores. Já não lhe aconteceu de alguém enviar um e-mail para você e ele demorar horas para chegar ? Taí uma das possíveis causas.

Também vale a pena ler o Código de Autorregulamentação para prática de E-mail Marketing

Eu apoio

 powered by linux  powered by android  powered by firefox  powered by libreoffice